A Anicer, entidade mantenedora do Programa Setorial da Qualidade – PSQ dos produtos cerâmicos, promoveu nesta quarta-feira (22) uma reunião com os laboratórios parceiros da Entidade Gestora Técnica (EGT).

Representantes e diretores da Anicer, da EGT Três Rios, dos laboratórios do Senai da Bahia, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná do e do Departamento Nacional, além do Laboratório de Ensaio Falcão Bawer, participaram da reunião.

Os presentes receberam uma pasta com o regimento do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) 2014 e a portaria 332 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Também foram apresentadas todas as pautas que foram discutidas nos fóruns de gerentes do PSQ, os fundamentos do programa, o relatório setorial, procedimentos para ensaios e coletas, detalhes da parceria com a Anamaco para conscientizar a revenda sobre a obrigatoriedade de vender produtos conformes, entre outros.

“Nós estamos incentivando o pessoal a se associar e fazer o PSQ. Temos que dar credibilidade ao programa e ao consumidor final”, ressaltou o diretor de normas e qualidade da Anicer, Constantino Frollini Neto.

A coordenadora da associação, Sandra de Carvalho, informou aos presentes sobre a obrigatoriedade de acreditação de todos os laboratórios parceiros do programa. “O Regimento do SiMac é claro: só podemos trabalhar com laboratórios acreditados, logo, temos que acreditar todos os laboratórios que faltam e que prestam serviços para o PSQ”, avisa.

Sandra lembrou aos representantes de laboratórios que é importante denunciar os casos de não conformidade. “Temos de atacar onde há produtos não conformes. Se a gente não souber o que é que está acontecendo, não conseguimos atuar”, diz.

O diretor técnico da Anicer, Cesar Gonçalves, adiantou que a EGT vai aumentar a rigidez no trabalho. “É preciso que a gente se adeque para que o programa tenha cada vez mais credibilidade, pois o PSQ está aí para mostrar que o nosso produto tem qualidade”, enfatiza.

IMG_5846