A Wacker Chemie AG vai construir uma nova unidade de produção para sílica pirogênica na localidade de Charleston, no estado do Tennessee (EUA). A informação foi confirmada em dezembro, na sede da empresa química, em Munique, na Alemanha.

A nova unidade, com uma capacidade anual de cerca de 13.000 toneladas métricas, terá um investimento de aproximadamente 150 milhões de dólares. Os trabalhos de construção serão iniciados no segundo trimestre de 2017 e a conclusão está prevista para a primeira metade de 2019.

A empresa deve gerar cerca de 50 novos postos de trabalho, além dos 650 funcionários que estão empregados atualmente em Charleston.

“As capacidades adicionais fortalecem a nossa posição no mercado enquanto principal produtor global de sílica pirogênica e nos ajudam a atender à crescente demanda de nossos clientes”, afirmou o Diretor Executivo da Wacker, Rudolf Staudigl.

“A nova planta é o próximo passo lógico para a conversão de Charleston em uma unidade de sílica pirogênica totalmente integrada no segundo maior mercado químico do mundo”, acrescenta.

AMÉRICA DO SUL – Em 1977, a Wacker fundou a subsidiária Wacker Química do Brasil Ltda, que funciona em Jandira, a 35 km da cidade de São Paulo. Hoje a planta de aproximadamente 21.000 m² abriga, fora as áreas de vendas e marketing, a própria fábrica de produção de silicones e polímeros, dentre eles fluidos de silicone, emulsões, antiespumantes e polímeros para a construção civil, incluindo produtos cerâmicos.

wacker-internacional

Foto: Wacker Chemie AG/divulgação