O Brasil começa a reunir as condições necessárias para voltar a crescer. Segundo um estudo divulgado na última quinta-feira (16) pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pelo The Conference Board (TCB), o País registrou um avanço importante em um indicador que tenta prever o comportamento da economia. Entre dezembro e janeiro, ele registrou alta de 2,8%.

Juntas, as duas entidades desenvolveram o Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE), que reúne uma série de pesquisas para tentar antecipar tendências econômicas e que pode sugerir se o País está próximo de se recuperar.

Os dados são referentes a janeiro, quando houve alta de quase 3%. Com esse desempenho, o indicador subiu para 104,6 pontos. De oito pesquisas que compõem o índice, sete deram contribuições positivas.

Um desses indicadores, que mostra como está a percepção em relação a economia atualmente, melhorou 0,4% entre dezembro e janeiro. O nome desse índice é Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE).

Evolução positiva do PIB

“Apesar da volatilidade que ainda deve marcar a evolução dos diferentes indicadores ligados ao nível de atividade neste início do ano, o resultado do ICCE em janeiro caracteriza um quadro de recuperação no futuro visível“, afirmou Paulo Picchetti, responsável pela pesquisa.

Segundo ele, após um longo período marcado por quedas, o indicador caminha consistentemente para o terreno positivo. A FGV reforçou que essa pesquisa agrega oito componentes econômicos que medem a atividade econômica no Brasil. Cada um deles vem se mostrando individualmente eficiente em antecipar tendências econômicas.

Fonte: Portal Brasil, com informações da FGV

moedas_real_dinheiro_economia