De novembro de 2016 a fevereiro de 2017, o consultor técnico da Anicer/Fundacer, Rivaldo Nóbrega, esteve no Rio Grande do Norte, onde desenvolveu um trabalho de captação para o projeto Cerâmica Sustentável é + Vida, no módulo Consultoria para Qualidade nos PSQs/PBQP-H.

O projeto, que é uma parceria entre Sebrae e Anicer, tem o objetivo de promover a sustentabilidade nas micro e pequenas indústrias de cerâmica vermelha, com ações para inovação tecnológica, eficiência energética e licenciamento ambiental que permitam a incorporação e o tratamento de resíduos sólidos nos processos produtivos, vem tratando das necessidades básicas para o funcionamento do pequeno produtor de cerâmica vermelha e proporcionando um salto tecnológico às empresas atendidas.

A ação contou com o apoio do Sindicer/RN e resultou na adesão de 10 cerâmicas, interessadas em investir na qualidade do seu produto e, futuramente, iniciar o processo de qualificação no PSQ. Outras 24 cerâmicas também ficaram interessadas e estão em processo de adesão ao projeto.

As consultorias terão início na região do Seridó e as primeiras cerâmicas que serão atendidas já estão com o planejamento agendado para o próximo mês de abril, entre elas estão as cerâmicas Tavares, Bela Vista, São Francisco, Santa Luzia, Ezequiel e Azevedo.

As consultorias têm por objetivo implantar ferramentas de controle de processos, adequar produtos às normas e portarias vigentes, capacitar colaboradores e reduzir perdas no processo produtivo, visando preparar as empresas para obter a qualificação no PSQ.

Para saber mais sobre o Cerâmica Sustentável é + Vida, clique aqui! 

rivaldo